Postado em 28 de março de 2014

Inaugurada oficialmente a unidade Soledade da Semeato

De imediato, a empresa já tem contratado 24 funcionários que iniciarão as atividades na unidade fabril.

Em um clima de celebração, foi realizado na manhã desta quinta-feira, 27/3, a solenidade de inauguração da Semeato Indústria e Comércio – Unidade Soledade. Membros da diretoria da empresa, autoridades do executivo municipal, judiciário, legislativo, deputados estaduais e federais, funcionários e convidados prestigiaram o ato inaugural.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A receptividade da comunidade soledadense foi um dos pontos que chamaram a atenção do diretor presidente, Roberto Rossato. “Fomos muito bem recebidos aqui em Soledade. Desde que iniciamos as tratativas, só temos tido alegrias e nossa perspectiva é de muito sucesso”, afirmou. Uma das características evidenciadas por ele foi a disponibilidade das pessoas em trabalhar. “O município se assemelha ao modelo chinês, pois existe a oferta de mão de obra. Desde que abrimos o processo de recrutamento, a fluência de interessados em trabalhar conosco é muito grande. Isto demonstra que estamos em uma cidade de pessoas trabalhadoras”, avaliou. Vislumbrando o futuro, Rossato diz que “Soledade vai se tornar um polo industrial de muita importância, que trará vantagens econômicas interessantes. Estamos felizes por estar inseridos neste processo”, concluiu.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito Paulo Ricardo Cattaneo enfatizou que a presença da Semeato em Soledade é uma conquista de todos os soledadenses. “Temos muito que comemorar, pois é com muita satisfação, alegria e honra que podemos contar agora com mais uma grande indústria, que vem a somar com as já existentes no município. A Semeato vem fomentar um novo segmento produtivo”, disse.

Cattaneo vibrou ao comentar que o diretor presidente Roberto Rossato, após visitar diversas vezes Soledade no anonimato, criou seu próprio conceito sobre o município e “felizmente optou por apostar no nosso município e nossa gente, e nós seremos eternamente gratos por esta opção. Tenha certeza que Soledade é uma cidade próspera e que tem muito a avançar com a Semeato”, exclamou.

Ao finalizar, o prefeito salientou que “de maneira muito simples e com muita sinceridade, todos os gestores que passaram pelo executivo deram o máximo de si por nossa terra. Nós que agora temos o privilégio de estar a frente da administração municipal, também estamos fazendo esforço para trazer o desenvolvimento ao nosso município. Para tanto, dedico esta conquista a quem mais merece, que é o nosso povo, esta gente preciosa de Soledade”, finalizou.

A secretária de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Marilda Borges Corbelini, disse que Soledade será distinguida antes e após a chegada da Semeato no município. “É um dia especial, e estou muito feliz como soledadense por termos aqui uma grande marca, de credibilidade e reconhecida em nível mundial. Tenho a absoluta certeza de que a Semeato vai crescer a cada dia, e que os 300 empregos pactuado no contrato ao longo dos 4 anos, com certeza vai ultrapassar”, garantiu.

Na oportunidade, a Secretária pediu aos funcionários que trabalhem de forma digna e responsável, “para que a Semeato veja que valeu a pena investir em Soledade. Com certeza este é o início de uma longa caminhada de sucesso”, aduziu.

Autoridades parabenizam a conquista

O diretor do Fórum de Soledade, juiz José Pedro Guimarães, disse que conforme informações que tem, é uma empresa comprometida com a responsabilidade social empresarial. “Ao vir a Soledade, vem exercer esta função social de fomentar o progresso econômico e social. O poder judiciário também se sente realizado por esta conquista”, ponderou.

O presidente do legislativo, Juarez Knopf, externou que é com grande satisfação que ele, assim como seus colegas vereadores, apreciaram e aprovaram a lei que concedeu incentivo para instalação da Semeato. “É fato que teremos muitos empregos gerados aqui e que reverterá em renda para as famílias destes trabalhadores. Vida longa a esta grandiosa indústria”, declarou.

O deputado Mácio Biolchi, representando a Assembleia Legislativa, lembrou que a Semeato ainda tem seu núcleo familiar, “e que vem adotando os municípios da região como parte da sua família. O grande apelo da empresa não foram apenas os maquinários, mas os seus funcionários que motivam o senhor Roberto Rossato a continuar de portas abertas. Meus parabéns a mais este passo que o senhor da, não pela Semeato, mas pela geração de emprego que é o grande instrumento para dignidade humana”, aduziu.

Giovani Cherini, que representou a Câmara dos Deputados, lembrou que duas grandes marcas que tem da Semeato. “A primeira é que me criei numa plantadeira amarelinha, que foi a primeira que misturava o adubo com semente, e eu era motorista desta plantadeira. Já a segunda é que fui criticado por ter faltado a sessão da Câmera que votava a cassação do deputado Donadon, por causa desta empresa que estava vindo para Soledade e que eu acompanhei lá em Esteio e que não me arrependo em nenhum momento, porque este fato é consagrador”, afirmou.

Os deputados Alexandre Postal e Dionilson Marcon também prestigiaram o ato.

Com aproximadamente 2.300 funcionários, a Semeato possui unidades em Passo Fundo, Carazinho, Butiá, Vespasiano/MG e agora Soledade. Foi fundada em 1965, como uma pequena empresa que consertava maquinários agrícolas. Posteriormente, já na década de 70, lançou os primeiros implementos agrícolas fabricados no Brasil. Já em constante ampliação, nos anos 80 concentrou seu potencial no desenvolvimento de máquinas e implementos com tecnologia avançada. Atualmente, sua produção é exportada para Europa, França, Espanha, Itália, Ucrânia, Rússia.

Em Soledade, a empresa inicialmente terá 23 funcionários, mas a pretensão é chegar a 100 trabalhadores ainda este ano, informou o gerente de produção Paulo Cristiano Biazin. “Iniciaremos a produção em abril, onde fabricaremos as peças que serão enviadas a Passo Fundo para linha de montagem. Nossa equipe é formada pela produção, administrativo, engenharia, manutenção, matrizaria, estamparia, transporte e vigilância”, informou. A perspectiva é que o faturamento chegue a R$ 30 milhões ao ano.

Os interessados em trabalhar na empresa devem enviar currículo para o e-mail recrutamento@semeato.com.br ou então levar pessoalmente na unidade de Soledade.

Fotos: Divulgação / Comunicação Prefeitura

Comentários

PUBLICIDADE