Postado em 5 de fevereiro de 2014

Dia Nacional do Exame de Mama: especialista recomenda frequência no exame que pode salvar vidas

Uirapuru

cancer mama

Foto: Divulgação

Hoje, 5 de fevereiro, é o dia Nacional da Mamografia, importante exame para identificar precocemente o câncer de mama. A data foi escolhida por ser o dia de Santa Ágata, considerada a protetora contra as doenças da mama e também padroeira dos mastologistas. Este tipo de câncer foi registrado em 51 mil mulheres no Brasil em 2013, a grande maioria identificada á tempo de cura através do exame de rotina da mamografia.

O médico ginecologista e mastologista Diógenes Basegio, explicou que hoje o avanço da medicina tem reduzido a quase zero o número de pacientes que precisaram retirar a mama. O risco ainda existe, mas quanto mais cedo ele for descoberto maior será a chance de um tratamento eficaz. Basegio lembrou que o primeiro passo é o autoexame, e depois fazer o exame médico a cada um ano.

O exame clínico de mama é uma radiografia das mamas realizada em um equipamento específico, o “mamógrafo”, que permite detectar lesões ainda muito pequenas, na fase inicial do câncer. Todas as mulheres, entre 40 e 49 anos de idade, devem realizar anualmente.

Comentários

PUBLICIDADE