Postado em 25 de julho de 2018

Campanha Cooperar Tá no Sangue será promovida pela Coagrisol no dia 04/08

Entre as atividades que a Coagrisol, cooperativa sediada em Soledade, realiza neste ano 2018 para lembrar o DIA C – data de mobilização cooperativista nacional- estará a campanha de doação de sangue denominada Cooperar Tá no Sangue.

O evento acontecerá no dia 04/08 a partir das 8h30min junto à secretaria de saúde de Soledade. Além da SMS, a Cooperativa também contará com apoio do Hemocentro Regional de Passo Fundo – Hemopasso, que trará a unidade móvel para coleta das bolsas de sangue.

De acordo com a direção da Coagrisol, a iniciativa surgiu em consonância com o tema do Dia C, que é “Atitudes Simples Movem o Mundo”, e neste sentido, a doação de sangue é uma atitude simples mais muito importante, pois há uma necessidade constante de doadores. Além de Soledade, a Cooperativa está mobilizando municípios de sua área de atuação para também participarem.

Desde a concepção da campanha, está sendo feito o chamamento para colaboradores e associados participarem da iniciativa, que também é aberta para a comunidade. “Convidamos a todos a estarem conosco e fazerem este gesto tão importante que é a doação de sangue. Esta é mais uma ação da Coagrisol para estar mais próxima da comunidade, e com isso levaremos o sangue cooperativista para muitas pessoas que precisam” comenta o presidente da Coagrisol José Luiz Leite dos Santos.

QUEM PODE DOAR SANGUE: Para doar, a pessoa precisa se sentir bem, peso acima de 50kg ter entre 18 e 69 anos de idade – nesse caso a primeira doação deve ter ocorrido até os 60 anos. Adolescentes com idade entre 16 e 17 anos também podem realizar a doação de sangue, porém devem estar acompanhados dos pais. Além disso, é importante lembrar que não se deve doar sangue em jejum, nem tão pouco ingerir bebidas alcoólicas nas 12h anteriores. Igualmente, pessoas que apresentam diagnóstico de Hepatite após os 10 anos, mulheres grávidas ou amamentando, e as que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue e usuários de drogas não podem ser doadores. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e, em uma doação são coletados cerca de 450 ml de sangue. É pouco para você e muito para quem precisa.

JUNTE-SE A NÓS: O local da coleta será junto à secretaria municipal de saúde de Soledade, no centro da cidade, das 8h30min às 16hs. Todo o procedimento será feito por profissionais habilitados para as coletas e também com todo aparato de apoio necessário para garantir comodidade aos doadores.

Fonte: Coagrisol

Comentários

PUBLICIDADE