Protocolado e lido nesta segunda feira, 30/03, a solicitação de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, para apurar os fatos em relação as colocações do Presidente do CEUS – Centro dos Estudantes Universitários de Soledade, Tomaz Zibetti, veiculadas em redes sociais e nas rádios locais.
Entenda a denuncia: Segundo o presidente do CEUS, Tomaz Zibetti, a entidade sofreu uma forte pressão de 03 vereadores para a contratação da empresa de ônibus, que supostamente é de propriedade de um vereador ou familiar, para efetuar o transporte dos estudantes universitários à cidade de Passo Fundo. Em suas declarações Zibetti afirmou que os vereadores que o procuraram deixaram claro que se a empresa não fosse contratada, o projeto a ser encaminhado pelo Executivo Municipal de repasse de verbas municipais, poderia ser rejeitado.
Segundo os vereadores, Juarez Knopp (PSB), Cassiano Santana de Oliveira (PSB), José Dionei Portella (PP), Junior Koch Berté (PP), Jussara Melo Batista (PP) e João Vilmar de Miranda (PP), que assinaram o requerimento, é necessária uma ampla apuração dos fatos, que pela sua gravidade ferem a imagem de todos os vereadores desta legislatura.
Com os constantes envolvimentos de políticos brasileiros em denuncias de corrupção e apadrinhamentos de empresas, a população de Soledade está falando de todosos vereadores, por isso é fundamental esclarecer os fatos através de uma CPI, assim serão conhecidos os nomes dos supostos envolvidos ou se arquivará a denuncia caso não exista fundamentos, enfatizou Junior Berté Líder da Bancada do PP, mas não sair a CPI é assumir que houve os fatos relatados na imprensa pelo presidente do CEUS, finalizou..
Não assinaram o requerimento os vereadores Amália Aparecida Souza (PDT), Ilânio Casagrande Guerra (PDT), Miguel Adones Campos (PMDB), Sérgio Rodrigues da Silva (PMDB), Adão Dorli (PMDB) e o fato curioso ficou por conta do vereador João Francisco dos Santos PSB) que assinou o requerimento e no decorrer da sessão da câmara retirou seu nome. Em caso de empate caberá ao Presidente José Elton Moraes (PT), decidir se apura a verdade dos fatos ou arquiva e assume que o presidente do CEUS faltou com a verdade nas suas declarações.
O Presidente do CEUS Tomaz Zibetti e sua diretoria, enfatizaram na imprensa local que se houver uma convocação oficial, através de uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito pela Câmara Municipal de Vereadores, entregará gravações e indicará os possíveis intimidadores.
Foto: www.adepolsc.org.br 600 × 321
Se Você quer participar da enquete da Rádio Voz responda no site www.vozsoledadense.com.br, a seguinte pergunta:
Você é a favor da abertura da CPI do CEUS para saber se existem vereadores envolvidos? ( ) Sim ( ) Não