Renovado em 2008, o contrato de concessão de para captação, tratamento e de distribuição de água potável, bem como a instalação de estações de tratamento de esgotos pela CORSAN, preve ainda entre as prerrogativas contratuais o acompanhamento por parte dos gestores municipais de obras e trabalhos realizados pela empresa, tendo como fundamento essa prerrogativa, a Vice-Prefeita e Secretária da Indústria Comércio Serviços e Turismo, Marilda Borges Corbelini visitou a obra de construção da nova adutora, do sistema de abastecimento de água em Soledade.
A obra que abrange aproximadamente 12 km de tubulação desde a estação de captação no Rio Espraiado, até a estação de tratamento. Os recursos para esta obra são oriundos do Orçamento Geral da União, através da FUNASA, com um investimento de mais de R$ 11 milhões.
A ampliação no sistema de abastecimento de água da Corsan em Soledade beneficiará a todos os munícipes, como aumento da adutora para 400 milímetros a captação passará a 150 litros por segundo, aumentando em aproximadamente 60% a possibilidade do volume a ser captado, visto que a atual adutora tem sua capacidade máxima de 90 lts/segundo.
As atuais instalações estão em funcionamento há 35 anos o que vem causando diversas rupturas ao longo dos 12 km causando transtornos e falta de água, com a instalação da nova adutora, estima-se que por mais 30 anos a população Soledade será atendida sem sobressaltos, além disso, a nova canalização não trará novos problemas, e consequentemente,não haverá falta problemas no abastecimento do município.
Segundo a Gerente da Unidade da Corsan de Soledade, Camila Mello, a obra tem previsão de conclusão de dois anos, período em que poderá ocorrer alguns transtornos, porém o resultado final será satisfatório e a certeza de um serviço ainda melhor à população.
Marilda Corbelini, comentou que essa grande obra é de extrema importância para Soledade, pois garante o abastecimento por mais três décadas, diminuindo os problemas com rupturas e consequentemente não interrompendo o abastecimento na cidade.
A administração municipal esteve junto à Corsan desde as primeiras aprovações do projeto, até a conquista da obra.
Fonte: Jornalismo PMS
Fotos: Jornalismo PMS